Na última semana, o campus Dois Vizinhos da UTFPR recebeu uma comitiva de extensionistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). A delegação contou com participantes de Chapecó, Xanxerê, União do Oeste, Vargeão e São Lourenço do Oeste. A visita técnica foi organizada com o objetivo de conectar o conhecimento acadêmico produzido na instituição de ensino com as práticas aplicadas no campo, promovendo soluções sustentáveis e inovadoras para o agronegócio.
A programação foi planejada para oferecer uma visão abrangente das iniciativas desenvolvidas pela UTFPR, com foco em extensão, inovação, sustentabilidade e integração entre lavoura e pecuária. Para tanto, foram apresentadas às Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UNEPE) iniciando pelas Megaparcelas que fazem parte do NAPI Prosolo, cujas áreas experimentais avaliam condições reais de perdas de solo e água para replicar resultados para áreas agrícolas em larga escala.
A comitiva também esteve na área de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), um modelo de produção sustentável que otimiza o uso do solo e recursos naturais e na UNEPE Bovino de Corte que tem foco em práticas e pesquisas voltadas à pecuária de corte. Posteriormente, os visitantes estiveram na UNEPE Orgânica, destacando os princípios e técnicas da agricultura orgânica e suas aplicações práticas, especialmente com os aportes financeiros em execução via FINEP.
Finalizando a visita, o foi realizado um debate na UNEPE Solos, onde foram abordadas estratégias com ênfase no manejo e conservação do solo com uso de plantas de cobertura, fundamentais para a produtividade e sustentabilidade agrícola e que conta com apoio financeiro de projeto de extensão aprovado junto a ITAIPU Parquetec.
Os visitantes ainda participaram da Disciplina de Manejo e Conservação do Solo da Agronomia que possui caráter extensionista e onde abordaram um pouco do histórico da EPAGRI e das atividades desenvolvidas antes de retornarem para suas Unidades de atuação.
A visita técnica reforçou a importância das parcerias estratégicas entre instituições de ensino, pesquisa e extensão. A UTFPR-DV, em colaboração com organizações como Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional, FINEP, NAPI Prosolo, entre outros apoiadores, tem se destacado no desenvolvimento de tecnologias e metodologias voltadas para o agronegócio sustentável e busca de novas parcerias. Durante o evento, os extensionistas da EPAGRI tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências práticas e discutir como as inovações apresentadas pela UTFPR-DV podem ser aplicadas diretamente no campo, beneficiando produtores rurais e promovendo o desenvolvimento regional.
A UTFPR reafirma seu compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que diz respeito à promoção de práticas agrícolas sustentáveis, conservação dos recursos naturais e fortalecimento das comunidades rurais. A visita da EPAGRI representa um passo significativo para a consolidação de iniciativas que integram ensino, pesquisa e extensão, com impacto direto no agronegócio regional e nacional.
Ascom