Notícias

Agricultor recebe prótese para mão

De acordo com o presidente do Rotary, o equipamento deve dar mais qualidade de vida ao Gilberto. “Como agricultor, nas tarefas do dia a dia, com certeza, porque o movimento de pinça da mão é um movimento que faz toda a diferença

Agricultor recebe prótese para mão
Foto: Nereu Miserski/JdeB

O Rotary Clube de Marmeleiro, em parceria com o Rotary Clube de Maringá, com a colaboração do ex-governador distrital Antônio Da Caz, doou uma prótese de mão para o agricultor Gilberto Pereira dos Santos, residente na Linha São Domingos, Marmeleiro.

Em entrevista a Valdecir Moraes, da Rádio Cristal, o presidente do Rotary Marmeleiro, Paulo César Flessak, explicou como é esta prótese entregue e sobre a elaboração do projeto. “É um modelo chamado LN4, desenvolvido nos Estados Unidos e foi doada para nós por uma ONG norte-americana chamada L. Miro Hands Foundation, da Califórnia. E esse projeto é uma parceria do Rotary Clube de Marmeleiro com o Rotary Clube de Maringá/Parque Ingá, que mantém o projeto Mãos Solidárias, que doa próteses de mãos funcionais. Ela ajuda a pessoa a trabalhar, desenvolver atividades, a se alimentar. Quem trouxe para nós esse projeto foi o nosso governador do ano Rotary 2023-2024, Antônio Da Caz, que fez toda a parte de medidas da prótese e também que vai nos ajudar a acompanhar, juntamente com os profissionais de fisioterapia, na adaptação do Gilberto para usar essa prótese.”

De acordo com o presidente do Rotary, o equipamento deve dar mais qualidade de vida ao Gilberto. “Como agricultor, nas tarefas do dia a dia, com certeza, porque o movimento de pinça da mão é um movimento que faz toda a diferença. A pessoa consegue realmente ter uma usabilidade dessa prótese muito maior em relação às próteses de funcionamento visuais”, argumentou Paulo Flessak.

O presidente do clube comentou que mais uma pessoa poderá ser beneficiada pelo projeto. “Nós vamos aguardar o resultado desse nosso projeto juntamente com o Gilberto e tem uma outra pessoa em Marmeleiro que não tem uma mão e vamos ver se essa der certo, já solicitamos outra para juntamente com o Rotary Clube de Maringá. Eu acredito que tem possibilidade de, futuramente, nós colocarmos mais uma aqui em Marmeleiro.”

Mão amputada

O agricultor Gilberto Pereira dos Santos explicou como foi o acidente quando teve toda a sua mão direita amputada. “Já faz 16 anos, foi em 2009, um acidente de trabalho, caiu uma viga de concreto em cima ali e não teve mais o que fazer. A solução foi só emparelhar ali. De lá para cá, continuei só com o braço. Procurei uma vez [prótese], mas não consegui e desisti.”

Sua vida foi facilitada, de certa forma, após a amputação, porque Gilberto sempre foi canhoto, assim conseguiu seguir trabalhando e dando conta das tarefas em sua propriedade rural. “Desde de nascença, então facilita um pouco. E a gente se vira, mora na colônia, tem que se virar. Muitas coisas, às vezes, as pessoas ficam admiradas de nós conseguir fazer, mas você tem noção e sabe como é que funciona e tem que fazer. Não adianta, não tem como escapar.”

Gilberto colocou a prótese, fez um pequeno treinamento e já ficou à vontade com o novo equipamento doado pelo Rotary de Marmeleiro. “Eu já me senti bem confortável aqui, então eu acho que vai funcionar bem, vai ajudar bastante. Muitas coisas que eu não conseguiria segurar aqui, vai dar pra segurar, um talher, uma faca, uma coisa assim. Então vai ajudar bastante, com certeza.”

Ele agradeceu por receber esta mão mecânica que vai melhorar sua qualidade de vida. “Graças a Deus que existe, eu nem conhecia essa unidade do Rotary aqui e principalmente o seu Antônio Da Caz, de Francisco Beltrão, foi o que achamos por um acaso, em um mercado em Beltrão. Ele me cumprimentou e depois voltou e disse que podia me ajudar. E através dele conheci o César, aqui de Marmeleiro, e hoje estamos realizado, podemos dizer assim. E agradeço a todo o pessoal, não tem palavras quase para agradecer tudo. Deus em primeiro lugar, deu tudo certo e que muitos mais venham ser abençoadas com esse tipo de coisa que faz bem para a pessoa. Muito obrigado a todos.”

Gilberto e sua esposa, Marilene, estiveram na sede do Rotary Clube de Marmeleiro, na semana passada, quando vários integrantes do clube prestigiaram a entrega da prótese e passaram as primeiras informações de como usá-la e fazer a manutenção.

JdB

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 23º - Mínima 11º
Céu limpo

Sábado
Máxima 27º - Mínima 11º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 25º - Mínima 16º
Céu nublado com chuva moderada

Segunda
Máxima 29º - Mínima 15º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 22º - Mínima 17º
Céu nublado com chuva moderada

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.