Uma das atrações de domingo, 21, na 19ª Semana Farroupilha da Integração foi a retomada do Encontro de Gaiteiros. A quinta edição foi promovida pelo Departamento de Cultura de Francisco Beltrão em parceria com os CTG’s Herdeiros da Tradição, Rancho Crioulo e Recordando os Pagos.
Ao todo, 33 músicos se apresentaram, vindos não apenas do município, mas também de cidades como Renascença, Marmeleiro e Itapejara. O número de acordeonistas seria maior — aproximadamente 100, vindos, também, Ampére, Realeza, Santa Izabel e Dois Vizinhos — mas o temporal que atingiu o Sudoeste no final da manhã impediu.
“Foi um recomeço. Resgatamos essa tradição e, apesar do temporal que impediu a vinda de músicos de algumas cidades, tivemos um encontro bonito, que decorreu em perfeita ordem”, avaliou Cássio Miecoanski, coordenador-geral do evento e patrão do Rancho Crioulo.
A diretora de Cultura do município, Fran Thomaz, também celebrou o resultado. “Nosso intuito é resgatar essa tradição dentro da Semana Farroupilha e difundir um instrumento tão bonito quanto o acordeon”, afirmou.
JdB
::MATÉRIA RELACIONADA:::
Com 70 mil visitantes, Francisco Beltrão realiza maior evento gaúcho do Paraná