No Bairro São Miguel, o Centro de Convivência Intergeracional Sensibilizar tem se destacado pela atuação com diferentes públicos. O equipamento é mantido pela Prefeitura e conta com apoio de entidades, realizando atividades intergeracionais: a proposta é fortalecer os laços entre diferentes gerações, valorizando as histórias de vida dos mais velhos e promovendo a empatia e o respeito entre os participantes.
No espaço, uma programação diversificada atende os participantes. São dinâmicas em grupo, rodas de conversa, oficinas de desenho, artesanato, artes marciais (incluindo ginástica e música), festas temáticas comemorativas, além de brincadeiras tradicionais e relatos de memórias afetivas. "O ambiente é um espaço de escuta ativa, acolhimento e alegria em que cada geração tema oportunidade de ensinar e aprender", classifica a coordenadora, Eliziane Miranda.
As atividades são essenciais para combater o isolamento social das pessoas idosas, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento social e emocional de crianças e adolescentes. "Essas vivências despertam o senso de comunidade, reforçam valores como o cuidado, o respeito e a solidariedade, além de permitir que todos se sintam parte de algo maior", afirma a coordenadora.
O local está recebendo melhorias, com investimentos do Município para a cobertura da quadra esportiva. Com isso, será possível oferecer mais comodidade aos participantes durante as atividades.
Ascom