A Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão (ADFVFB) está completando 35 anos. Foram longos anos de luta do fundador José Doraci dos Passos, primeiro presidente. Por determinação estatutária, só pode ser presidente o associado com Deficiência Física, para evitar possíveis aproveitamentos. O atual presidente, Arilson Gambin, relata que “nesse período passamos por várias situações: alegres, tristes, mas nunca desistimos. Chegamos a realizar reuniões embaixo de árvores, na praça, como também realizamos Caminhadas pela Acessibilidade, Fórum de Debates e muitos outros eventos produtivos”.
Com diversas ações, a associação foi se estendendo e foram incluídos os cegos, e com eles a mudança para Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão (ADFVFB), a primeira na América Latina, congregando pessoas dois tipos de deficiências, tornando-a mais forte.
Atualmente, a entidade mantém sua sede na Rua Ponta Grossa, 2.466, uma sala em baixo das arquibancadas do Estádio Anilado. Nestas mais de três décadas já se passaram os seguintes presidentes: José Doraci dos Passos, José Radim, Sandro Muniz, Maria Dolinski, Almir Calegari, Vilmar Belon, Nelson Zuanazi, Félix Padilha, Vilmar da Motta e, atualmente, Arilson Gambim.