O 5° ciclo do programa CastraPet do Governo do Paraná vai a 318 municípios e 84 receberão a estrutura com os profissionais pela primeira vez. Previsto para começar no segundo semestre, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos passará por Francisco Beltrão de forma inédita. O investimento nesta fase será de R$ 19.790.000,00 totalizando R$ 45,2 milhões ao término do programa que tem previsão de durar cinco anos.
O projeto tem como objetivo promover práticas sanitárias e de saúde ambiental e animal, além de coibir abandonos e melhorar o controle populacional de cães e gatos. São contempladas pessoas de baixa renda, de organizações da sociedade civil, animal e humana.
Para receber o programa, o município precisa estar integrado na proposta, com campanhas de educação infantil e ambiental, além do monitoramento e apoio par ONGs e protetores independentes. Estes inclusive, também poderão aderir ao programa que oferece palestras sobre zoonoses e orientações sobre vacina e desvermifugação de animais.
Ascom