Notícias

Câmara tem o melhor semestre da história

Foram realizadas no período 45 sessões ordinárias, três extraordinárias e três audiências públicas, que trataram da segurança pública, da educação especial e da abertura de novas vagas em Cmeis

Câmara tem o melhor semestre da história
Foto: Ascom | Os 17 vereadores de Beltrão: na frente, Tiago Correa, Mara Fornazari Urbano, Aline Jochem Biezus, Valmir Dile Tonello, Cidão Barbiero (presidente), Bruno Savarro, Maria de Fátima Niclotti, Silmar Gallina, Júnior Nesi e Marcos Folador; atrás, Júlio Spada, Pedro Tufão Filho, Nido Borges Gás, Fernando Misturini, Emanuel Venzo, Anelise Marx e Oberdan Sarettra.

O 1º Período Legislativo da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, encerrado na última  terça-feira, dia 15, é considerado bastante produtivo, com a tramitação de quase mil matérias. O presidente Cidão Barbiero (Podemos) enaltece a atuação dos colegas vereadores. “O intenso trabalho no primeiro semestre é fruto da dedicação e comprometimento de todos os vereadores e resulta em benefícios para o município e para a comunidade, visto que os pleitos da população são debatidos e encaminhados pela Câmara”, diz o presidente.

Foram realizadas no período 45 sessões ordinárias, três extraordinárias e três audiências públicas, que trataram da segurança pública, da educação especial e da abertura de novas vagas em Cmeis. Foram protocolados 59 projetos de lei do Legislativo (de autoria dos vereadores) e 34 do Executivo. Os vereadores apresentaram 346 requerimentos, 516 indicações e 18 moções de aplausos. Também foi instalada uma Comissão de Inquérito, cujos trabalhos estão em andamento.

No caso de projetos, requerimentos e indicações, o número do primeiro semestre deste ano já supera os apresentados em todo o ano passado. Outro trabalho importante que está em andamento é a Revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno, que estão passando por adequações e atualizações. Os vereadores e servidores do Legislativo também tiveram a oportunidade de participar de cursos e treinamentos, para que possam qualificar ainda mais o trabalho que prestam para a população.

Investimentos e inclusão

Uma importante novidade neste ano contempla a inclusão, com a atuação de duas intérpretes de Libras, que participam da transmissão das sessões. As pessoas que assistem no plenário, por meio de monitores, também contam com o benefício. O sistema de sonorização e de transmissão recebeu investimentos, principalmente para proporcionar melhor qualidade. Outros investimentos estão previstos no prédio da Câmara, que vai passar por manutenção e adequações.

Votação eletrônica

Está sendo preparada a votação por meio eletrônico, com o uso de tablets. Os equipamentos já foram adquiridos, bem como o painel eletrônico. Os vereadores estão passando por treinamento. No entanto, para votar desta maneira é necessário alterar o Regimento Interno. Este sistema, além de modernizar e agilizar os trabalhos durante as sessões, também permitirá eliminar o uso de papel em diversos processos internos.

Vereadores captam mais de R$ 60 milhões

Outro foco dos vereadores é a viabilização de recursos a fundo perdido para investimentos no município, nos mais diversos setores. Neste quesito o resultado também é excelente. Em agendas que cumpriram em Curitiba e Brasília, conseguiram captar mais de R$ 60 milhões para obras, projetos e programas, contando com parcerias de deputados estaduais e federais que estão carreando recursos dos governos estadual e federal através de emendas parlamentares.

Implantação de procuradorias

Em 2025 três Procuradorias foram colocadas em funcionamento na Câmara, visando defender e lutar por importantes segmentos. As Procuradorias da Juventude, das Mulheres e da Pessoa Idosa estão atuando na defesa de políticas públicas, para receber e encaminhar denúncias e sugestões, promover escuta ativa, incentivar o cumprimento de leis, realizar campanhas e atuar em parceria com conselhos e instituições.

Câmara Jovem

Através de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) e sua Escola Judiciária Eleitoral, foi empossado o Parlamento Jovem de 2025, composto por 17 titulares e um suplente, eleitos nos Colégios Cívico-Militares Beatriz Biavatti e Vicente de Carli. Através deste projeto, os jovens têm uma vivência real com a democracia, o compromisso social e a oportunidade de tomar gosto pela política.

Homenagens

A Procuradoria das Mulheres homenageou as atuais e as ex-vereadoras do município, enaltecendo o trabalho que todas realizaram e seguem realizando. Também foi entregue o Título de Cidadão Honorário ao pioneiro Nildo Zancan, além de diversas moções de aplausos para pessoas e entidades. Pela primeira vez na história a Assembleia Legislativa realizou uma Sessão Solene na Câmara de Beltrão, para a entrega do Título de Cidadão Honorário do Paraná para o professor e escritor Evaristo Castanha.

Ascom 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 17º - Mínima 13º
Céu nublado com chuva moderada

Sexta
Máxima 22º - Mínima 12º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 26º - Mínima 13º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 21º - Mínima 15º
Céu nublado com chuva moderada

Segunda
Máxima 21º - Mínima 13º
Céu nublado

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.