A Secretaria da Mulher e Bem Estar Social de Francisco Beltrão reuniu na quarta-feira (16) representantes de mais de 30 instituições – universidades, forças de segurança, entidades e órgãos governamentais – para debater iniciativas voltadas às mulheres. O encontro aconteceu no auditório da Acefb.
A proposta é que as instituições possam contribuir na construção de políticas e projetos no município. “Reunimos cerca de 60 mulheres, de setores diferentes, para uma conversa bem franca em como podemos nos ajudar, articular as ações de forma com que possamos sempre caminhar num mesmo propósito”, definiu a secretária da pasta, Elenir Maciel.
Na abertura, a frente de honra reuniu, além da secretária, a vice-prefeita Lurdinha Bertani, a primeira dama Rose Pedron e as vereadoras Aline Biezus (vice-presidente do Legislativo) e Mara Fornazari (procuradora da Mulher na Câmara). Criada em 2023, a Secretaria da Mulher é responsável pela elaboração de políticas públicas, realização de levantamentos e estudos e construção de propostas voltadas às mulheres, equidade e sua inserção na família e sociedade.
Um dos equipamentos sob a responsabilidade da pasta é o Centro de Referência da Mulher Brasileira, que oferece acolhimento, orientação e apoio a mulheres vítimas de violências.
Na próxima terça-feira, dia 22, acontece mais uma edição da Caminhada do meio Dia. O ato está integrado à programação da Secretaria Estadual da Mulher e vai reforçar a conscientização pela vida e pelo fim da violência de gênero. A caminhada será às 11h30, no calçadão central.
Ascom