Um evento com colaboradores e lideranças marcou a celebração dos dez anos de atendimentos da Upa 24 Horas de Francisco Beltrão. O serviço foi implantado em julho de 2015 para servir de referência no atendimento de urgência e emergência para Beltrão e outros sete municípios próximos. Neste período, já realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos, o equivalente a 12 vezes a população beltronense, e nunca ficou um dia de portas fechadas.
A comemoração da primeira década foi um momento de planejar o futuro da unidade, com o anúncio de novidades e investimentos.
“Já reestruturamos algumas áreas, como a parte de rouparia, compramos equipamentos, insumos, a parte da cozinha e poltronas. Parecem coisas simples, mas que estavam deterioradas e fazem uma diferença grande para quem trabalha e aos que são atendidos aqui”, destacou o prefeito Antonio Pedron.
“Agora vamos investir em questões mais estruturais e trazer para os próximos anos uma nova Upa, ampliada, moderna e com mais serviços integrados”, completou. Os investimentos anunciados se referem à compra de um novo aparelho de Raio-X digital, que vai substituir o atual e trazer mais agilidade e definição aos exames.
Também a compra de uma ambulância para atender os pacientes da unidade. Estes dois investimentos somam cerca de R$ 700 mil, já estão com licitação marcada e contam com apoio dos deputados Nelsi Vermelho (federal) e Matheus Vermelho (estadual), mais a contrapartida do Município.
Projeto da farmácia em fase final Pedron apresentou ainda o projeto de ampliação da Upa, que está sendo finalizado. A primeira etapa prevê a construção de uma farmácia, indicada há alguns anos pelo vereador Tiago Correa. O projeto completo traz ainda um novo laboratório, a reforma do prédio atual, laboratório e espaços para materiais e operação dos serviços.
Segundo a secretária Cintia Ramos, é um projeto amplo e que deve ser concretizado por etapas. “Estamos trabalhando para termos uma Upa de referência, adequada ao porte da cidade e adaptada às novas demandas de Francisco Beltrão, mas tudo vem sendo planejado com cuidado e buscando recursos que possam viabilizar esses projetos”, adiantou.
Cintia destaca ainda que foi solicitado o aumento de porte da Upa junto ao governo federal, o que deve garantir mais recursos da União para custeio do serviço. Melhorias O evento de comemoração dos dez anos da Upa reuniu a imprensa e autoridades. A vice-prefeita Lurdinha Bertani, a primeira dama Rose Pedron, os vereadores Fernando Misturini, Anelise Marx e Aline Biezus, além da chefe da 8ª Regional de Saúde e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adriane Grigolo, estiveram presentes. O diretor da Upa, Edson Concelier, destacou os esforços para garantir melhor atendimento à população.
“Já tivemos mais de 60 mil atendimentos neste ano, meses com recorde de pessoas buscando nossos serviços e, junto a isso, a redução no tempo de atendimento, um acolhimento humanizado, olho no olho, com resolutividade para o paciente e uma equipe fantástica pro trás de tudo isso”, frisou. A unidade hoje conta com cerca de 180 funcionários.
Assessoria PMFB