Atendendo convite do Poder Legislativo, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cledson Lodi, esteve nesta semana na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão fazendo uma explanação sobre os projetos em andamento e futuras ações da sua pasta, que foi criada neste ano com a missão de formular, promover e articular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico, à inovação tecnológica e ao fortalecimento do ecossistema de inovação no município.
Sobre a secretaria, Lodi disse se tratar de uma demanda antiga em função da importância de se obter avanços permanentes nesta área. O município possui atualmente nove ambientes de inovação, públicos e privados. Um dos principais objetivos, segundo ele, é colocar Francisco Beltrão no mapa das cidades inteligentes do Brasil. “Ainda estamos nos estruturando, mas com a expectativa de viabilizar importantes avanços na área de inovação, contando sempre com as parcerias”, disse o secretário.
Sobre iniciativas em andamento e projetos futuros, Lodi destaca a criação do aplicativo para a área de saúde, a integração da central de monitoramento do município com as forças de segurança, potencializar novos projetos na incubadora tecnológica, ampliar as ações de inovação nas escolas, fomentando o interesse das crianças e adolescentes, criar laboratórios itinerantes para realizar atividades nos bairros e incrementar a programação da Semana da Inovação e Tecnologia, que será realizada no segundo semestre.
“Precisamos avançar em ambientes favoráveis à pesquisa, ao empreendedorismo e à transformação digital, promovendo a integração entre poder público, universidades, empresas, entidades, startups e a sociedade civil. É preciso ampliar o acesso ao conhecimento, incentivar soluções criativas e fortalecer a inovação como eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população”, finaliza o secretário.
-----
Assessoria