A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão informa que está monitorando um caso suspeito de febre amarela em animal silvestre. Um macaco-prego foi encontrado morto em uma área de mata da cidade, e, conforme prevê o protocolo para esse tipo de ocorrência, amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central do Paraná (Lacen) para análise.
Assim que o caso foi notificado, equipes da Vigilância em Saúde e do Centro de Zoonoses iniciaram imediatamente uma ação de bloqueio na região. Essa medida inclui a orientação dos moradores que vivem nas proximidades e a busca por outros animais que possam apresentar sinais da doença.
A Secretaria reforça que não há motivo para atacar os macacos, pois eles não transmitem a febre amarela aos seres humanos. Esses animais atuam como sentinelas naturais, ou seja, ajudam a identificar a circulação do vírus em determinada área. A febre amarela é transmitida apenas pela picada de mosquitos infectados.
A principal forma de prevenção é a vacinação, que está disponível gratuitamente para crianças a partir de 9 meses de idade até adultos com 59 anos. A imunização é altamente eficaz e segura.
Se você encontrar algum animal silvestre morto ou com sintomas suspeitos, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo número (46) 99132-7971 ou com o Centro de Zoonoses pelo (46) 3524-0269.
-----
Assessoria