Na manhã de terça-feira (13), um parto inusitado e emocionante marcou a rotina da equipe Alfa 04 do Samu de Realeza. Durante a transferência de uma gestante do Hospital de Santa Izabel do Oeste para o Hospital Regional de Francisco Beltrão, a paciente entrou em trabalho de parto dentro da ambulância.
A gestante, com idade gestacional de 31 semanas, entrou em trabalho de parto prematuro já nas proximidades de Francisco Beltrão. A equipe de socorristas agiu rapidamente para prestar toda a assistência necessária ao parto de emergência. O nascimento foi ainda mais desafiador devido à apresentação pélvica do bebê (quando o bebê nasce com os pés ou nádegas primeiro, ao invés da cabeça) o que exige cuidados e atenção redobrados.
“Durante os plantões, realizamos diversas transferências, mas o atendimento de hoje nos marcou muito. Trabalho há 12 anos no Samu e foi a primeira vez que presenciei um parto como esse”, relatou a enfermeira intervencionista Suzane Kinzerski dos Santos.
A equipe de intervenção era composta pelo condutor socorrista Everton Cieslak Ferreira, pela enfermeira Suzane Kinzerski dos Santos e pelo médico intervencionista Moacir Antônio de Pauli Júnior. A atuação da equipe da Central de Regulação Médica foi composta pela Técnica Auxiliar de Regulação Médica (TARM) Ivone Dalmagro, pelo médico regulador Leonardo Ribeiro, e pelo rádio operador Alceu Ghidini.
Mãe e bebê foram encaminhados em segurança ao Hospital Regional, onde seguem sob cuidados médicos.
-----
SAMU