A equipe de Marmeleiro reverteu o placar adverso diante do Xavantes/Planalto e conquistou o primeiro título na Copa Sudoeste de Futsal – série ouro – edição 2025. A torcida empurrou o time marmeleirense desde o início da partida, disputada em Marmeleiro, sábado, 1º de novembro.
Foi um jogo de muitos gols, muita marcação, de falhas de defesa e boa arbitragem.
No primeiro jogo da decisão, disputado em Planalto dia 28 de outubro, o Xavantes havia vencido Marmeleiro por 5 a 2 e só precisaria de um empate para conquistar o campeonato organizado pela Associação Esportiva do Sudoeste do Paraná (Aesupar). Mas no jogo da volta, diante de sua torcida, o Marmeleiro venceu no tempo normal por 5 a 3 e levou a decisão para a prorrogação.
Como foi o jogo
O ginásio estava lotado e um grupo de torcedores de Marmeleiro, com batuques, empurrou o time do início ao fim. Mas o Xavantes desperdiçou duas oportunidades de gol logo no início da partida. A abertura do placar foi com um gol de Tanaka, numa falha da defesa. Pouco depois Tilápia empatou para o Xavantes. Mas Ben-hur fez 2 a 1 pro time da casa.
No início da segunda etapa o time de Planalto empatou numa cobrança de falta. Vinicius chutou e Teteu marcou contra. Na sequência, Batoré fez 3 a 2 pro Xavantes. O empate do Marmeleiro veio a seguir, com Eric. Pouco depois o time local, com Teteu, fez 4 a 3. E Tanaka fechou o placar do tempo normal com 5 a 3 pra Marmeleiro.
Com este resultado, a decisão foi para a prorrogação. Maiquinho abriu o placar pra Marmeleiro. José empatou para o Xavantes. Ben-hur colocou Marmeleiro na frente, de novo, ao fazer o segundo gol. Tanaka ampliou o placar. E o quarto gol do Marmeleiro foi marcado por Ben-hur. No final, em tiro livre, Wilson – goleiro linha – fez o segundo gol.
Faltando poucos minutos, a torcida já gritava emocionada: “É campeão”. Na solenidade de encerramento da competição, o prefeito Jander Loss entregou o troféu de campeão para o time de Marmeleiro e a vice-prefeita Suzana Felipe entregou o troféu para os jogadores do Xavantes.
Ficha técnica
Arbitragem: Jorlei Antonio da Silva e Digode Lara e Wesley Turra.
Marmeleiro: Valeta, Negueba, Teteu, Tanaka, Tchutcha, Ben-hur, Maiquinho, Marcelo Buratto, Erick, Saga, Marcelo, Freitas, Brum, Tibério, Jorginho, Gali. Técnico: Jones Baifus.
Planalto: Buco, Xuxa, Binho, Wilson, Vinícius, Tilápia, Alex, Batoré, José, André, Mateus, Daba, Moresco, Seco. Técnico: Mauro Córdova.
Local: Ginásio de Esporte Volnei Pires, Marmeleiro.
Flávio Pedron