A atleta beltronense Ana Luíza Belusso, 21 anos, viajou nesta semana para a Itália, onde vai disputar de 1º a 7 de setembro o Mundial de Beach Tennis. Ela já está em 69º no ranking mundial da modalidade, entre os atletas profissionais, com 512 pontos. Hoje, conforme lista atualizada divulgada pela ITF (Federação Internacional de Tênis), que também regulamenta o beach tennis, Ana Belusso é a 33ª melhor jogadora do Brasil.
“Eu pratico esporte desde pequena, mas as principais modalidades sempre foram o tênis, por causa do meu pai, Sérgio Belusso, e do meu irmão, Vinícius Luiz Belusso, e o voleibol por conta da minha mãe, Elivete Linz Belusso. Não faz muito que comecei a praticar o beach tennis, mas estou gostando muito”, comenta Ana, que foi nesta semana para a Itália para poder treinar e se preparar melhor para a competição.
“A Ana começou a jogar de brincadeira em 2022 e, no final deste ano, quando eu vim pra Francisco Beltrão, todo mundo dizia que ela tinha qualidade, que jogava bem tênis e que já se virava muito bem no beach tennis. Aí eu pude verificar que realmente ela tem muita habilidade e talento. Comecei a conversar com ela e pedi se ela queria jogar mais a modalidade. Na época, ela gostava mais do tênis e relutou bastante na temporada de 2023. Aí eu apresentei um projeto pra ela e ela começou a jogar de fato em 2023. Eu disse pra ela participar do circuito regional da modalidade e, se ela fosse bem, eu achava que ela ia acabar gostando do esporte. Em janeiro de 2023 ela começou a jogar alguns torneios, foi campeã do primeiro torneio que ela disputou em Guarapuava, mas no decorrer do ano de 2023 ela foi ganhando cada vez mais notoriedade e jogando mais beach tennis. A gente tinha planejado de ela ir pra Copa das Confederações representando a Seleção do Paraná, e isso aconteceu, foi em Fortaleza, no final de 2023. Ela jogou na categoria B amadora, são cinco categorias amadoras. A categoria A é a mais alta, que fica a um passo do profissional, e a categoria E é para iniciantes. Ela já começou na B, já foi convocada pra Seleção do Paraná, ficando entre as quatro melhores atletas do Estado naquele ano em sua categoria. Aí a gente fez uma transição pra categoria A em 2024, ela jogou os maiores torneios em sua categoria e foi campeã também em um torneio estadual, e a transição foi muito mais rápida do que a gente imaginava na categoria profissional, aí ela já iniciou 2025 na profissional”, relata o treinador de Ana, Wallace Wolski Verfe, que viajou junto para a Itália para acompanhar os treinamentos e a competição.
Patrocinadores
Para disputar o Mundial de Beach Tennis na Itália, Ana Belusso está contando com o apoio dos seguintes patrocinadores: Amasport, Arena Beltrão, Rádio Massa FM, Centralvet, Cinemax, Havaianas, Livraria Fonte Nova, Vitha, Belmar Alumínios, Bplay, Diego Pasini, Somavila Metalúrgica, Ricardo Turíbio corretor de imóveis, Juliplast, Cantar do Galo e Ricardinho.
História do beach tennis
O beach tennis foi criado em 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996, o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando. Segundo a ITF ele é praticado por mais de 1,8 milhão de pessoas.
Jornal de Beltrão